Resenha: O Monge e o Executivo
Hoje trago para vocês a resenha de um livro que eu super indico: O Monge e o Executivo - James C. Hunter. Apesar de ter como foco o tema liderança, essa obra carrega vários outros ensinamentos que nos apontam o caminho para se tornar uma pessoa melhor em vários aspectos.
O livro narra a história de John Daily, um homem de negócios, bem-sucedido, que percebe, aos poucos, que está fracassando como chefe, marido e pai. Ao longo dos anos, John se via perseguido por um nome: “Simeão”. Apesar dos fatos e coincidências, ele não conseguia compreender o motivo de sempre ter o mesmo sonho, no qual se repetia a mensagem: “Ache Simeão e ouça-o!”.
Depois de sua mulher insistir muito, ele decide participar de um retiro em um mosteiro cristão para refletir sobre seus erros e colocar a sua vida em ordem. Lá ele conhece Leonard Hoffman, um ex-executivo de uma importante empresa nos EUA – agora convertido em Simeão, o qual passa a ministrar os encontros diários com os participantes do retiro. Durante as “aulas” com Simeão, John passa a aprender vários ensinamentos importantes.
Ao final do retiro, John aprende como ser um líder de sucesso, sendo servidor e respeitoso com as pessoas, e não só a vida dele muda, mas como também, a vida de todos os outros “discípulos” de Simeão.
O que eu mais achei interessante nesse livro foi a diversidade de opiniões de cada integrante do retiro, isso é muito bom, pois o tempo todo eles contam suas experiências em seus trabalhos, o que favorece uma reflexão sobre a conduta tomada por cada um, e como aprender com os erros.
0 comentários: