Resenha: Fortaleza Impossível - Jason Rekulak
Autora: Jason Rakulak
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 272
Gênero: Romance
Ano da edição: 2017
|
Sinopse: Um trio de garotos esquisitos e uma nerd brilhante que esconde um grande segredo.
Um inesperado romance que nasce em meio a computadores e disquetes.
Um ousado e perigoso assalto para roubar a edição de maio de 1987 da revista Playboy, com imagens escandalosas de uma famosa apresentadora de TV.
Todos esses elementos se unem para compor Fortaleza Impossível, um romance que fará você rir, se emocionar e recordar a maravilhosa sensação de se apaixonar por algo – ou alguém – pela primeira vez.
Resenha
Fortaleza Impossível é um livro que vai fazer com que o leitor seja transportado para o ano de 1987, no qual é possível acompanhar Will, Clark, Alf e Mary em meio a uma narrativa nostálgica que envolve a realização de sonhos, descobertas pessoais e escolhas. Com uma leitura leve e fluída, Jason Rekulak constrói uma história que aborda o universo nerd adolescente dos anos 80, destacando seus anseios, medos, frustrações, e lógico, suas aventuras.
A história é narrada em primeira pessoa por Billy Marvin, um garoto nerd de apenas 14 anos, que tem como melhores amigos Alf e Clark, os quais acabam compartilhando diversos momentos juntos. Billy mora com a mãe, e enquanto ela passa a maior parte do tempo fora de casa trabalhando, ele alterna as suas atividades entre a escola e a programação de jogos em seu computador.
"Toda noite era uma farra; lembro-me de achar que essa vida boa nunca acabaria."
Tudo ia bem na vida dos três adolescentes, até o dia em que eles descobrem a nova publicação da Playboy, que trazia em sua edição a famosa apresentadora de televisão daquela época, Vanna White. Desesperados e sem saber como adquirir um exemplar (visto que eles não tinham autorização para comprar tal revista), os jovens acabam inventando um plano para poder conhecer o conteúdo da publicação.
"Eu sabia que estava acontecendo algo extraordinário, embora não soubesse o nome que deveria lhe dar, e jamais deixaria que Alf ou Clark estragassem isso."
Durante a execução do plano, Billy conhece Mary Zelinsky, uma garota nerd e que também programa jogos de videogames. Não demora muito para que ambos troquem ideias, e em meio a isso, Billy descobre que haverá um concurso de programação na sua cidade, e acaba percebendo que essa é a oportunidade para demonstrar o seu talento, afim de se tornar um famoso desenvolvedor de jogos, e de quebra, conhecer o seu grande ídolo.
"Eu precisava continuar tentando, ou fingir que tentava, até que terminasse a Fortaleza impossível e o inscrevesse no concurso."
O problema é que o jovem acaba no meio de um fogo cruzado: ou ele ajuda a pegar a revista para os amigos, ou se dedica a vencer o concurso com o apoio de Mary.
Este livro foi uma surpresa e tanto para mim. A princípio, pensei que se tratasse de uma história bem nostálgica, carregada de uma linguagem de programação, mas depois que fui embarcando na leitura, descobri que o mesmo tinha um conteúdo surpreendente, com um misto de aventura, romance e comédia. A obra tem uma narrativa bem juvenil, e mesmo sem aquela presença de personagens com um caráter mais maduro, me senti super bem lendo essa história, a qual fluiu de forma leve e divertida.
Apesar da presença de vários termos de computação (alguns que eu nem sabia sobre o que se tratava), isso não atrapalhou em nada a leitura, pelo contrário, fez com que eu me sentisse um pouco mais geek, haha. Outro detalhe legal que eu gostei foi que os capítulos iniciavam com códigos de programação, o que me fez lembrar de alguns vídeo games da infância.
Adorei a capa, super bem elaborada e em perfeita harmonia com o conteúdo da obra. A edição está de parabéns, pois não encontrei erros de ortografia e tradução, e também, gostei do tamanho da fonte utilizado, pois facilitou na compreensão da leitura.
Classificação:
Onde comprar
Oiii, adorei saber que essa história acontece no ano em que eu nasci. Parece ser muito bom. Fiquei curiosa para saber se ele ganhará o concurso e conseguirá ver a revista rs.
ResponderExcluirBeijos
É uma história bem leve e divertida, super recomendo!
ExcluirEncantada com essa capa, não tem como não repara nisso.
ResponderExcluirAdorei sua resenha e saber que tem um bom tamanho de fonte, isso facilita muito.
Curiosa para conferir.
Capa linda, não é mesmo? Adorei também! Fora o conteúdo da obra, que é um amorzinho!
ExcluirOi Hellen, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que apenas pela capa não adquiriria o livro, pois o mesmo não faz o meu estilo em nada. Mas, ao ler sua resenha fiquei encantada pelo li e percebi que a obra tem muitas coisas que podem chamar a minha atenção, então, já vai para a lista. Adorei!
Beijos!
Oi Alice! Poxa, que pena que você não gostou da capa, achei ela super fofa! O bom é que você viu que o conteúdo se encaixa nas suas preferências, então tenho certeza que se você der uma chance para esse livro, vai se surpreender (assim como eu me surpreendi!).
ExcluirOii,
ResponderExcluirPrimeiramente adorei a capa do livro, me lembra muito jogos antigos. A história parece ser muito gostosa e leve de ler. Será que Billy consegue pegar a revista ou vai ao concurso?!!
Adorei a resenha. Fiquei muito curiosa.
Beijos
Huum, prefiro não dar spoiler, hahaha. Vai ter que ler o livro para saber o que acontece com essa turminha!
ExcluirComo boa jogadora de pc, adorei a capa do livro. Gostei também da história, parece ser daquelas que dá vontade de ler até mesmo depois que o livro acaba. Muito boa dica de livro! Abraços
ResponderExcluirQue bom que gostou Beatriz! Abraços
ExcluirQue blog lindo ! Amei demais o livro, desde a capa até a sua resenha. A história parece bem boa e já me despertou curiosidade, gradidão pela dica. Beijos !
ResponderExcluirOi Lana, obrigada por ter apreciado tanto o blog quanto a resenha! Seja sempre bem vinda!
ExcluirAbraços
Esse livro deve lembrar muito mesmo coisas que vivemos na infância, mas também encantar com a história e os personagens!
ResponderExcluirLembra bastante a nossa infância, é uma nostalgia bem gostosa! Recomendo ;)
ExcluirOlá, tudo bom?
ResponderExcluirEu, assim que vi as propagandas desse livro, já fiquei curiosa para ler. Vendo a capa e a sinopse, pareciam algo que eu adoraria, então acabei colocando na lista de desejados. A sua resenha, porém, só me deu a certeza de adquiri-lo.
Adoro tudo que envolva o universo nerd/geek, então imagina ler algo que envolva videogames/computadores? E, ainda por cima, se passando na década de 80? Acho que a revista Playboy é o que acaba dando o ar de comédia para a história. Fiquei curiosa para saber se ele escolhe a ajudar os amigos ou vencer o concurso com a Mary. Ou será que ele consegue fazer os dois? Só lendo para saber, né? Pois vou fazer exatamente isso, pois fiquei bem curiosa :)
Obrigada pela dica ;)
Abraços.
https://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/
Oi Wellida
ExcluirFiquei super contente com seu relato, também aprecio o universo nerd/geek. Creio que por você gostar desses temas, vai se encantar com Fortaleza Impossível, pois esse é um livro encantador, com uma história agradável e nostálgica, super recomendo!
Abraços
Só a capa dá vontade de o adquirir e depois de ler a sua resenha acho que mais vontade deu, eu adoro ler romance, na minha mini biblioteca em casa só tenho romances nela. Acho que iria adorar essa história.
ResponderExcluirBeijinhos,
https://damselme.blogspot.pt/
Essa capa é bem fofa mesmo! A história não deixa a desejar, é bem cativante também!
ExcluirAbraços
a capa nao me agradou muito mais em compensação a historia achei bem interessante e diferente parabens pela resenha
ResponderExcluirBLOG♥ Coisas da Vida
Obrigada pela visita Bruna, abraços!
ExcluirNão sei se faz o meu estilo, mas pode me surpreender, como vc fez esses quadros coloridos?
ResponderExcluirUtilizei alguns livros e depois dobrei as páginas, dando um formato de cone :D
ExcluirJá tinha ouvido falar nesse livro, mas não me despertou aquele vontade de ler. Mas pelo que vi a história pode me agradar. Vou dar uma chance e colocar ele na minha lista de leituras para 2018.
ResponderExcluirIsso aí Jonas, não julgue um livro pela capa. Conheça a história e dê sua opinião!
ExcluirAbraços
Oi, Tudo bom?
ResponderExcluirJá ouvi falar no livro, mas essa foi a primeira resenha que leio dele, parece muito bacana e interessante, amei os quotes que tirou, fiquei bem curiosa para ler.
Beijos, Joyce de Freitas.
Oi Joyce!
ExcluirEsse é um livro bem gostosinho de ler, chega que não dá vontade de largar até conhecer o final. Super indico!
Abraços
A ideia do livro é legal, mas não sei se faz o meu estilo. Mas devo confessar que pela sua resenha me bateu aquela curiosidade.
ResponderExcluirAh, então não perde tempo e tenta dar uma chance para esse livro, eu dei e me surpreendi!
ExcluirO livro parece bem interessante e também dá a impressão de que atende a várias faixas etárias. Não sei se leria, mas eu sei que a temática de aventura realmente me chamou a atenção.
ResponderExcluirEspero que você possa ler e gostar (assim como eu gostei!).
ExcluirAbraços
gostei da capa do livro e da sua resenha deu vontade de ler
ResponderExcluirFico feliz por isso! Abraços
ExcluirOi Hellen!
ResponderExcluirEu já tinha visto esse livro nas livrarias, mas não fazia ideia do que se tratava. A capa me passava uma sensação de que era uma história voltada para a ficção cientifica... Porém, mesmo lendo a sinopse e seus comentários, não consegui me interessar pelo livro.
Dessa vez, passo a dica.
Bjss
https://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/
Que pena Carol, pois se trata de uma ótima história. Mesmo assim, compreendo e respeito sua opinião!
ExcluirAbraços
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirEu gostei muito da sua resenha, gostei do livro por ela ❤
ResponderExcluirMuito interessante a temática e gosto dela, com o pouco que você expõe do livro me identifiquei com o personagem geek :). Bejos da Midian do Atelier Commaosdeseda
Que bom que você se identificou, fico feliz! Abraços
ExcluirTenho visto esse livro nas livrarias e tava receosa em comprá-lo, mas pelo que li na sua resenha o livro parece ser bem bacana e surpreendente.
ResponderExcluirAdorei, vou por na lista.
Bjs
Suka
http://www.suka-p.blogspot.com.br
Não tenha medo de comprar, esse livro é um amorzinho, tenho certeza de que vais gostar dele!
ExcluirAbraços
Adoro resenhas de livros com nerd acho que por ter sido chamada disso muito tempo na infância mas amo este titulo
ResponderExcluirQue bom que gostou Karina! Abraços
ExcluirAdoro livros, adorei a proposta do blog, parabens
ResponderExcluirOlá! Olá! como estão? Creio que definitivamente Naomi Watts é uma das azoes pelas quais o filme teve resumos positivos. Mais que filme de drama, é filme de suspense, todo o tempo tem a sua atenção e você fica preso no sofá. Filmes de Terror encontrei os horários de transmissão. Vale muito à pena, é um dos melhores do seu gênero. Além, tem pontos extras por ser uma historia original.
ResponderExcluir