Resenha: As Coisas Que Fazemos Por Amor - Kristin Hannah

3.12.17 Cuca Literária 10 Comentários



Livro: As Coisas Que Fazemos Por Amor
Autora: Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 352
Gênero: Romance 
Ano da edição: 2017

Sinopse: Caçula de três irmãs, Angela DeSaria já tinha traçado sua vida desde pequena: escola, faculdade, casamento, maternidade. Porém, depois de anos tentando engravidar, o relacionamento com o marido não resistiu, soterrado pelo peso dos sonhos não realizados.
Após o divórcio, Angie volta a morar na sua cidade natal e retorna ao seio da família carinhosa e meio doida. Em West End, onde a vida vai e vem ao sabor das marés, ela conhece a garota que mudará a sua vida para sempre.
Lauren Ribido é uma adolescente estudiosa, bem-educada e trabalhadora. Apesar de morar em uma das áreas mais decadentes da cidade com a mãe alcoólatra e negligente, a menina sonha cursar uma boa faculdade e ter um futuro melhor.
Desde o primeiro momento, Angie enxerga em Lauren algo especial e, rapidamente, uma forte conexão se forma: uma mulher que deseja um filho, uma menina que anseia pelo amor materno. Porém, nada poderia preparar as duas para a repercussão do relacionamento delas. Numa reviravolta dramática, Angie e Lauren serão testadas de forma extrema e, juntas, embarcarão em uma jornada tocante em busca do verdadeiro significado de família.

 Resenha

 Depois de algum tempo como leitora, e também como blogueira, posso dizer que já me achei e me perdi em vários livros. Entretanto, quando li As Coisas Que Fazemos Por Amor, me senti profundamente tocada como nunca antes, a tal ponto que precisei levar um certo tempo para encontrar as palavras certas para construir essa resenha. Nessa obra, Kristin Hannah nos brinda com uma história carregada de emoção e sensibilidade, capaz de fazer com que o leitor desperte para o poder transformador que tem o amor.


 Após anos tentando engravidar, Angie viu o seu sonho de ser mãe resultar em alguns abortos e a perda da sua filha recém-nascida. Tal fato acabou colocando em crise o seu casamento com Conlan, pois o casal não conseguiu suportar a dor de não ter filhos, e algum tempo depois, o divórcio foi a única alternativa encontrada.

"O amor pode nos ajudar a passar por dificuldades. Mas também pode ser o motivo dessas dificuldades."
 De volta para a sua antiga cidade natal, Angie reencontra sua mãe e as duas irmãs, as quais lhe dão apoio para suportar a perda da filha, o fim do casamento e a morte do pai, tudo no mesmo ano. À medida em que a conversa flui, Angie descobre que o restaurante da família DeSaria vem passando por dificuldades, e a partir daí, decide o que vai fazer para preencher o seu tempo.

"- Está vendo? - Disse Mama, sorrindo para Angie. - A família sempre mostra por onde começar."
 Ao passo em que ela reorganiza tanto a própria vida quanto o empreendimento da família, acaba conhecendo Lauren, uma adolescente de 17 anos que um belo dia aparece no DeSaria à procura de um emprego, e de imediato ocorre uma conexão entre as duas. 

 Lauren é uma jovem inteligente e repleta de sonhos. Desde cedo, ela precisou batalhar para conseguir bolsas de estudo na escola, ao passo em que tinha que trabalhar para sustentar o pequeno apartamento que dividia com a mãe, a qual era alcoólatra e viciada em cigarros, além de viver embarcando em diversas desilusões amorosas. Em meio a essa triste realidade, Lauren encontra conforto em David, seu namorado, e também, seu melhor amigo.

"Mais tarde, quando voltou a ficar sozinha, andando pela escuridão triste do apartamento, não pôde deixar de desejar viver no mundo de David, onde tudo era fácil. Principalmente os sonhos."
 Quanto mais conhece a jovem, Angie se encanta por ela, e o mesmo acontece com Lauren, que acaba enxergando em Angie a mãe que sempre sonhou ter. Essas duas mulheres serão testadas a tal ponto em que vão descobrir o que as pessoas são capazes de fazer por amor.

"- O que eu estou dizendo é que só dá para ignorar os próprios sentimentos até certo ponto."
 O livro tem uma narrativa paralela que se alterna entre a história de Angie e a de Lauren. Apesar de grande parte da obra girar em torno dessas duas mulheres, é possível também conhecer outros personagens, bem como os membros da família DeSaria.

 A cada novo capítulo eu fui sendo cativada pela escrita de Kristin, pois ela conseguiu me emocionar com os personagens criados e o enredo. Não pude deixar de notar quantas mulheres passam pela mesma situação, e o quão forte elas precisam ser para superar tudo isso e dar a volta por cima. Só tenho elogios sobre esse livro, o qual eu já considero uma das melhores leituras do ano.

 A edição está impecável, com uma capa simples, porém, linda! A diagramação ajudou bastante na compreensão da leitura, e eu não encontrei nenhum erro ortográfico. 

Classificação:

Onde comprar

Saraiva - Amazon



Veja também:

10 comentários:

  1. Adorei o post é a resenha, nunca tinha visto esse livro, a história parece realmente tocar, já entro para a lista de livros que ainda quero ler
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu post. A história é de tocar de verdade, uma bela história.
    Bjs
    www.vestidanocabide.com

    ResponderExcluir
  3. adorei resenha do livro, nunca tinha visto esse livro, a história parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
  4. Oi Helen, pela sinopse e a rua resenha, já fiquei apaixonada pela obra, parece ser uma historia incrível e emocionante, já fui no site da saraiva verificar e está com um preço muito bom, com certeza vou comprar. Bjus
    Pequena Tagarela

    ResponderExcluir
  5. sua resenha me prendeu e concordo, a capa é linda
    Que historia maravilhosa nesse livro, fiquei bem curiosa

    ResponderExcluir
  6. Nossa esse livro parece ser muito lindo, fiquei super curiosa para ler! Os quotes são muito bons, e me deixaram com mais vontade de ler. Gosto de livros de romance nesse estilo. A capa está muito linda mesmo! Vou tentar comprar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Achei a capa super linda, simples mas linda! Não me lembro de ter lido nada dessa autora mas fiquei mega curiosa para saber o desenrolar da história, alias estou amando demais essa pegada de mulheres fortes como personagens principais dos livros :)

    ResponderExcluir
  8. Não conheço. Nem a autora nem o livro mas achei interessante... gosto de indicações de livros e resenhas pois me ajudam a montar a listinha de leitura.

    ResponderExcluir
  9. Oii Hellen vi sua resenha no insta e apesar de não conhecer o livro, achei sua resenha b completinha e instigante! Parabéns pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
  10. Amo ler indicações, não conhecia nem a autora e nem o livro. Vou procurar para saber mais e ler, fiquei curiosa com a história.

    Beijos
    www.beauteblog.com.br

    ResponderExcluir