Resenha: Perfumes de Paris

16.10.16 Unknown 4 Comentários



Livro: Perfumes de Paris
Autora: Sayonara Salvioli
Editora: Primavera Editorial
Número de Páginas: 160
Ano da edição: 2016


Sinopse: No romance Perfumes de Paris, o luxo e a sedução da belle époque francesa serão o pano de fundo para um amor proibido e envolvente. Junto com os protagonistas, o leitor caminhará pelo Quai des Tuileries e pela Pont Neuf; visitará a catedral de Notre-Dame e se encantará com os Jardins de Luxemburgo. Também será convidado a percorrer outros lugares marcantes da Cidade-luz, como o bairro boêmio de Montmartre e seu glorioso Moulin Rouge. Mas será fora dos círculos de glamour que a protagonista conhecerá o amor. A romântica e – ao mesmo tempo – moderna Charlotte, uma perfumista à frente de seu tempo, encontrará no pintor Pierre o maior sentimento que já conheceu. Porém, o amor chega com uma proibição causada por um antigo segredo. E, logo adiante, o casal enfrentará uma barreira ainda maior e mais severa... Com passagem também pelos canteiros floridos de Grasse – a Capital Mundial do Perfume – e pelos campos de lavanda da região de Provence, Perfumes de Paris apresenta uma história de amor em todas as suas fases: a surpresa, o encanto, o medo, a ameaça, a sensualidade e o êxtase! 


Resumo da obra

 O livro apresenta a bela e boêmia Charlotte Emanuelle, uma jovem perfumista e herdeira da famosa Chermont Perfumiere. Após superar a perda do pai, Èugene, um homem admirável e de bom coração, o qual lhe ensinara o significado do amor e o respeito pela natureza, ela passa a viver sob a custódia de seu avô paterno, Armand de Chermont, o qual criou a pequena com muito carinho.

 Ao longo dos anos, Charlotte cresceu e se destacou por ser uma mulher atípica do seu tempo, com força e determinação para seguir em frente com o seu sonho de independência, e através disso, ela foi definida como uma pessoa aventureira e excêntrica, que vivia rodeada por amigos que em sua maioria eram artistas, e junto deles, ela passa a frequentar lugares incomuns para as damas daquele tempo. 

 Sem dar ouvidos às rotulações que os demais membros da sociedade de sua época lhe impõe devido ao seu comportamento e suas atitudes, ela segue uma vida descontraída e feliz, e ao que tudo indica, ela se sente bem com a sua própria companhia. Apesar de seu caráter moderno, ela também é uma mulher romântica, que idealiza sonhos, e aspira por uma vida sossegada. Entretanto, um belo dia ela conhece Pierre Chevalier, um pintor que fazia parte da Sociedade dos Artistas Anônimos, o qual acaba tocando o coração de Charlotte, fazendo com que a mesma se apaixone perdidamente.

 Entretanto, o casal não consegue viver plenamente esse romance em virtude de alguns segredos que envolvem suas famílias, e também, por barreiras impostas pela sociedade. É a partir daí que os dois passam a enfrentar os diversos obstáculos, a fim de fazer com que esse amor dê certo, e em meio a fortes revelações, tragédias e dificuldades, eles acabam vivenciando o romance mais forte e ardente que já existira em Paris.


Minha opinião

 Apesar de possuir uma leitura leve e de fácil compreensão, essa obra não me surpreendeu tanto, e creio que isso se deve ao fato da mesma ter apresentado uma escrita carregada de traços franceses, o que acabou me levando a parar e pensar sobre o significado de algumas expressões, e tal fato fez com que eu perdesse um pouco o foco na narrativa. Outro detalhe que devo citar é que o início do livro não gerou grandes expectativas em relação ao desenrolar da história, mas continuando com a leitura, percebi que ela se torna envolvente, por apresentar um cenário repleto de valores e surpresas. 

Classificação:



Onde comprar

Veja também:

4 comentários:

  1. Gosto de livros com personagem feminina forte, que ousa ser diferente. Acho interessante essa proposta!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma proposta bem legal mesmo, também curto bastante! 😊

      Beijocas! :*

      Excluir
  2. Um romance em Paris, já amei! Fiquei curiosa para saber quais são os segredos que impedem o casal de ficar juntos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paris é um lugar todo especial para viver um romance, e através desse livro, o leitor consegue visualizar e se deliciar com toda a magia e os encantos da bela capital francesa.

      Beijocas! :*

      Excluir