Curiosidades Literárias - 01

2.4.16 Unknown 0 Comentários








 Inaugurando as postagens nessa categoria, selecionei 10 fatos interessantes sobre a Literatura e alguns autores. Confira:


1 - Dom Quixote é o romance de maior vendagem de todos os tempos, tendo vendido mais de 500 milhões de cópias.

2- O Senhor dos Anéis, a fantasiosa história de J.R.R. Tolkien, apesar de ter feito um sucesso enorme no cinema no início do século 21, foi escrita em 1954. O livro foi desmembrado em três volumes, especialmente por questões logísticas. As vendas já atingiram a casa das 150 milhões de cópias.

3- O poeta português Fernando Pessoa tinha o hábito de escrever sob diversos pseudônimos, cada um com um estilo e uma biografia próprios. Ente os pseudônimos adotados estão Ricardo Reis, Alberto Caieiro e Álvaro de Campos.

4- O monstro em Frankenstein não tem nome. Na verdade, Frankenstein é o nome do cientista que criou o monstro.

5 - A primeira mulher a ser admitida na Academia Brasileira de Letras (ABL) foi Rachel de Queiroz, em 1977. 

6- Virginia Woolf, Goethe e Hemingway, tinham o costume de escrever em pé.

7- A primeira edição de “A Fantástica Fábrica de Chocolates” foi publicada em 1964, e era bastante racista.

8- Graciliano Ramos era ateu convicto, mas tinha uma Bíblia na cabeceira só para apreciar os ensinamentos e os elementos de retórica. Por insistência da sogra, casou na igreja com Maria Augusta, católica fervorosa, mas exigiu que a cerimônia ficasse restrita aos pais do casal. No segundo casamento, com Heloísa, evitou transtornos: casou logo no religioso.

9- Conforme inventário da UNESCO de traduções de livros, Agatha Christie é a autora mais traduzida em todo o mundo, com 6.598 traduções de seus contos, romances e peças teatrais.

10- Paulo Coelho é o autor brasileiro mais publicado em todo o mundo. Sua obra já foi editada em 52 países e vertida para 48 idiomas e dialetos. O segundo é o baiano Jorge Amado.





Veja também:

0 comentários: