Resenha: O Pequeno Príncipe

9.5.16 Unknown 12 Comentários




Livro: O Pequeno Príncipe
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Editora: Vozes
Número de Páginas: 96
Ano da edição: 2015

Sinopse: O Pequeno Príncipe é um dos personagens mais famosos e queridos de todos os tempos, que empolga crianças e adultos com ensinamentos inesquecíveis. Sua história deixa marcas pela forma simples de suas mensagens de otimismo, simplicidade e amor ao nosso planeta. À primeira vista, um livro para crianças. Na definição de Antoine de Saint-Exupéry, seu autor, "um livro urgentíssimo para adultos" que resgata a criança que existe em cada um de nós, com encanto, ética e beleza.

Resumo da Obra:

 Antoine de Saint-Exupéry foi um escritor, ilustrador e piloto francês, que ficou internacionalmente conhecido pela sua obra “O Pequeno Príncipe”, que é um clássico da literatura escrito em 1943. Aparentemente, a fábula parece ser destinada ao público infantil, porém, engana-se o leitor que pensa assim. O livro é rico em mensagens e detalhes que conduzem as pessoas que o leem à uma profunda reflexão.

 O próprio autor do livro também é um dos personagens da história. Ele inicia a narrativa descrevendo parte da sua infância, quando o mesmo desenhava alguns rabiscos e era tolamente ignorado pelos adultos, que lhe aconselhavam a deixar de lado os seus desenhos e se dedicar mais à outras tarefas, bem como aos estudos. Após ser desencorajado a aperfeiçoar tal hobby, o autor se dedicou à carreira na aviação. Colecionou vários contatos com diversas pessoas, gostava da profissão que exercia, mas no seu íntimo, nunca esquecera o gosto pelo desenho. 

 Durante uma viagem por terras desertas do Saara, o monomotor que era pilotado pelo autor, apresentou uma pane, obrigando-o a realizar um pouso de emergência. Após tal incidente, tudo transcorreu bem, nada de grave acontecera. Certa manhã, ao acordar, o autor se depara com a figura que cativou várias pessoas ao redor do mundo: O Pequeno Príncipe. Era um menino de baixa estatura, com cabelos da cor do ouro,  e que usava um cachecol vermelho ao redor do pescoço. O menino lhe pede para que desenhe um carneiro, e sem entender o que se passara ali, como aquele pequeno garoto surgiu em meio ao nada, e ainda fez um pedido estranho, o autor resolve mostrar o seu antigo desenho de um elefante dentro de uma jiboia. Para sua surpresa, o menino interpretou corretamente o que aquele desenho significava (pois quando criança esboçou tal feito, nenhum dos adultos conseguira interpretar o que aqueles rabiscos representavam), e continuamente, o garoto lhe pediu para que fosse desenhado um carneiro. 

 Ao passar dos dias, enquanto o autor tenta de forma incansável consertar o seu monomotor, o pequeno príncipe lhe coloca a par da sua longa jornada até cair no planeta Terra. Ele conta sobre seu planeta de origem, que era basicamente composto por três vulcões, sendo um deles extinto, e uma rosa que por conta do seu orgulho, leva o pequeno príncipe a sair em busca do sentido das coisas, e principalmente, da vida.

 Dalí em diante, os dois personagens constroem uma amizade pura. Ao passar da história, o autor descobre que o pequeno príncipe vive no planeta B-612, o que é praticamente um asteroide. Eles conversam sobre temas como a amizade, o orgulho, o amor, a lealdade e a busca de si mesmo.

 O livro tem um desfecho comovente, e a lição que o mesmo deixa, com certeza ficará guardada por muito tempo na memória daqueles que ousarem ler o seu conteúdo.


Minha opinião:

 Apesar desse livro ser um grande clássico da literatura, devo confessar que o mesmo nunca tinha entrado na minha lista de leituras antes. Não sei ao certo o real motivo, se foi por falta de incentivo para conhecê-lo, preguiça de comprar, capa que a princípio não me seduziu, ou qualquer outro fator, só sei que após ter embarcado na leitura do mesmo, mudei completamente minha visão sobre a obra. A Editora Vozes, que é parceira do nosso blog, foi quem me enviou esse livro, e vários aspectos me atraíram quando o recebi. Primeiro: a edição de bolso me permitiu carregar o livro até em pequenas pastas para alguns lugares que eu saia e não levava bolsa; segundo: as aquarelas do autor e a qualidade da edição, bem elaboradas; e terceiro, mas não menos importante: o preço. Sim, por uma simbólica quantia de R$ 9,90, você pode adquirir essa obra no site da editora, que estará disponível no final dessa postagem. 

 Enfim, só tenho boas considerações a respeito da história do Pequeno Príncipe, pois como disse logo no início da resenha, é uma obra que cativa toda e qualquer faixa etária que se deixe envolver pela leitura fascinante do mesmo. Eu conhecia por alto algumas frases e trechos desse livro, e me encantava apenas com isso, mas quando conheci o real conteúdo do mesmo, compreendi ainda mais o que cada mensagem e citação significavam. A leitura fluiu muito bem, através das poucas e lindas páginas, obtive grandes ensinamentos sobre diversos temas, e acredito que dentre um dos principais, foi sobre o real significado do amor, e para concluir, deixo aqui uma frase do livro que me marcou bastante:

"O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem."


Classificação:


Onde comprar:






Veja também:

12 comentários:

  1. Eu li O Pequeno Príncipe tb há pouco tempo. Achava que era um livro infantil, mero engano. É uma história incrível, que por detrás de todo aquele universo, carrega verdades complexas, mostradas de forma simples. Agora virei fã, já vi o filme, desenho... tudo o que tiver.

    https://atraentemente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aquele velho ditado: não devemos julgar um livro pela capa.

      Obrigada pelo seu comentário.

      Abraços!

      Excluir
  2. Esse livro é puro amor! <3 Estou sempre relendo ele e sempre consigo extrair algo novo... Simplesmente fantástico!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler o livro é estou emocionada pela mensagem q e ele nos deixa, pois esquecemos de apreciar as coisas ao nosso redor, em uma eterna busca pelo novo que nos consome a alma.Logo, perderemos a inocência da criança interior q cada um de nós temos, q é ver preciosidade nas pequenas coisas ao nosso redor. Temos q puxar o freio da nossa vida é começar a apreciar o q temos e assim sentiremos uma imensa alegria.

    ResponderExcluir
  4. Leio sempre quando esqueço que fui criança um dia.
    Leiam se esquecerem também!

    ResponderExcluir
  5. Leio sempre para não esquecer que um dia já fui criança.
    Leiam se esquecerem também!

    ResponderExcluir
  6. Este é um daqueles livros que nunca se esquece. A mensagem leva a muitas reflexões.

    ResponderExcluir