Resenha: Em Águas Sombrias - Paula Hawkins

24.5.17 Unknown 24 Comentários



Livro: Em Águas Sombrias
Autora: Paula Hawkins
Editora: Record
Número de Páginas: 364
Gênero: Thriller
Ano da edição: 2017

Sinopse: Cuidado com superfícies muito calmas, nunca se sabe o que pode haver embaixo delas.
Da mesma autora do best-seller internacional A garota no trem.
Nos dias que antecederam sua morte, Nel ligou para a irmã. Jules não atendeu o telefone e simplesmente ignorou seu apelo por ajuda.
Agora Nel está morta. Dizem que ela se suicidou. E Jules foi obrigada a voltar ao único lugar do qual achou que havia escapado para sempre para cuidar da filha adolescente que a irmã deixou para trás.
Mas Jules está com medo. Com um medo visceral. De seu passado há muito enterrado, da velha Casa do Moinho, de saber que Nel jamais teria se jogado para a morte. E, acima de tudo, ela está com medo do rio, e do trecho que todos chamam de Poço dos Afogamentos…
Com a mesma escrita frenética e a mesma noção precisa dos instintos humanos que cativaram milhões de leitores ao redor do mundo em seu explosivo livro de estreia, A garota no trem, Paula Hawkins nos presenteia com uma leitura vigorosa e que supera quaisquer expectativas, partindo das histórias que contamos sobre nosso passado e do poder que elas têm de destruir a vida que levamos no presente.

Resumo da Obra


 Jules não fala com a irmã Nel há anos por conta de desavenças que aconteceram no passado. Nel até tentava entrar em contato com a irmã, mas Jules nunca atendia suas ligações. Entretanto, após ser informada que sua irmã mais velha foi encontrada sem vida no rio que corta a cidade de Beckford, Jules se vê obrigada à retornar para a cidade, a qual não lhe trás boas lembranças. Ao passo em que acompanha as investigações policiais acerca dos mistérios que envolvem a morte de Nel, Jules acaba se tornando a responsável legal de Lena, sua sobrinha de 15 anos, com a qual nunca teve contato.

"Beckford não é um local de suicídios. Beckford é um local para se livrar de mulheres encrenqueiras."

 Antes de Nel, outras mulheres também perderam suas vidas naquelas águas sombrias. Algumas histórias especulam sobre assassinatos, enquanto outras apontam para suicídios, e em meio a isso, Nel estava focada em investigar as lendas e discussões sobre essas "mulheres da água", onde mais tarde publicaria um livro intitulado "Poço dos Afogamentos", no qual relataria tudo o que descobriu sobre tais óbitos. Porém, isso não foi possível, pois esse fascínio de Nel acabara lhe arrastando para a própria morte.

"Há quem diga que essas mulheres deixaram algo de si na água."

 A partir daí, a narrativa se desenrola por diversos pontos de vista, onde conhecemos outros personagens e o nível de envolvimento deles com o caso. Além disso, a história apresenta trechos do livro que estava sendo escrito por Nel. Apesar da grande quantidade de personagens secundários (dez no total), a narrativa é bem construída, e a cada novo capítulo, as ideias se conectam, fazendo com que a leitura se torne ainda mais interessante.

"O rio pode voltar ao passado, trazer coisas à tona e cuspi-las na margem diante dos olhos de todos, mas as pessoas não podem."
 Vale ressaltar que a história é dividida em três partes, onde na primeira temos uma apresentação dos personagens, na segunda é possível observar os rumos das investigações, e a terceira acaba sendo o grand finale, pois é na última página, na última linha, que o leitor acaba ficando de queixo no chão.



Minha opinião

 Logo que recebi esse exemplar como cortesia da Editora Record para resenhar, fiquei super feliz, pois adoro Thrillers. Ao passo que fui conhecendo a obra, me chamou a atenção o fato da mesma possuir uma alternância durante a narrativa, algo inédito para mim, e por isso, considero uma ótima experiência de leitura.

 Paula conseguiu me deixar presa na história, com vontade de querer descobrir o desfecho da mesma o quanto antes possível. O fato da autora ter aprofundado questões individuais dos personagens, acaba fazendo com que o leitor suspeite de todos, nunca chegando a uma resposta óbvia, pois cada narrador apresenta algum motivo que o conduz para uma estreita relação com a morte de Nel.

  Essa edição da Record me agradou bastante, a começar pela capa, que além de linda tem tudo a ver com a história. A diagramação é simples e facilitou a compreensão da leitura. Também não encontrei erros ortográfico. Resumindo: amei conhecer Em Águas Sombrias!


Classificação:

Onde Comprar

Saraiva Submarino




Veja também:

24 comentários:

  1. Eu já tinha lido A Garota no Trem, e adorei! Depois de ler a sua resenha, fiquei com mais vontade de conhecer essa obra!

    bjs ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro que vai te prender do início ao fim. Super recomendo!

      Beijos!

      Excluir
  2. Nossa, esse livro parece ser muito bom mesmo. Vou vê se consigo juntar um dinheiro para comprar ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bom mesmo, vale a pena embarcar nessa leitura!

      Beijos!

      Excluir
  3. Eu nunca li nada da autora, mas parece que ela sabe trabalhar bem com o psicológico das pessoas. Gosto de livros assim. Já ouvi falarem muito bem sobre a outra obra dela, que até se tornou uma adaptação para o cinema, mas não me interessei por conhecer porque achava que era modinha, e eu não gosto disso. Já esse livro me chamou a atenção, e depois da sua resenha, pretendo incluir o mesmo na minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Em Águas Sombrias" é uma obra que me prendeu do início ao fim, e acredito que se você gosta de livros assim, essa é uma boa dica de leitura!

      Beijos!

      Excluir
  4. Eu sou a louca dos romances de época, mas mesmo assim, gostei da proposta desse livro, parece bem interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, devo confessar que também sou louca por romances de época! E sim, esse livro é uma leitura super interessante, pois ele mexe bastante com o nosso psicológico.
      Eu simplesmente amei!

      Beijos!

      Excluir
  5. Hellen, simplesmente adorei a resenha e fiquei louco para ler o livro. Também adoro esse tipo de enredo, cheio de pontas e mistérios que vão se ligando ao longo das páginas. O gran finale também gosto bastante, daquele tipo que ficamos em silêncio com o livro ainda aberto sem acreditar no que acabamos de ler. Dica super anotada.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evandro, muito obrigada pelo seu comentário!
      Fico feliz que você tenha gostado da resenha, e espero que você possa embarcar nessa narrativa surpreendente de Paula Hawkins. Tenho certeza que você não irá se arrepender!

      Beijos!

      Excluir
  6. Fiquei curiosa para ler.
    Em minha lista para leitura com urgência. 😁
    Obrigada pela dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho essa lista de leituras urgentes, hahaha, mas aos poucos vou conseguindo colocar a mesma em dia.

      Fico feliz que você tenha gostado da dica!

      Beijos!

      Excluir
  7. Oie

    Uau!!! Estou com ele aqui! E depois dessa resenha, vai ser o próximo na fila rs
    Adoro thrillers e esse parece ser daqueles. E isso de deixar todo mundo sendo suspeito é bom demais, adoro saber somente nas últimas páginas.
    Parabéns pela resenha! A capa está fantástica mesmo.

    bjs
    Fernanda
    http://condutaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê!

      Que bom que você tem esse livro, tenho certeza que assim que começar a leitura do mesmo não vai mais conseguir parar. É viciante!

      Obrigada pelo seu comentário. Beijos!

      Excluir
  8. Oi, Hellen! Gostei do seu post, realmente a capa é maravilhosa. Quero ler em breve embora estejam um pouco receosa pela alternância de narradores.

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol!

      Como eu falei, essa alternância durante a narrativa foi algo inédito para mim, pois eu me deparei com uma nova escrita, que no fim, acabou me agradando bastante. Creio que você vai se surpreender também!

      Beijos!

      Excluir
  9. Oiie.
    Eu não gostei tanto de A Garota No Trem, mas admito que fiquei bem interessada nesse livro. A Paula Hawkins tem uma boa escrita e esta obra me pareceu bem melhor que a primeira. Só me falta o dinheiro para comprar agora.
    Amei.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jê!

      Realmente esse livro é muito bom, espero que você possa embarcar nessa leitura também!

      Beijos!

      Excluir
  10. Eu tô bem curiosa com esse livro!
    Tive a oportunidade de folhear na livraria, mas ainda não adquiri :/
    Adorei a resenha e vc arrasou nas fotos!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você possa conhecer essa obra, ela é fantástica!

      Beijos!

      Excluir
  11. Eu já estava louca para ler esse livro, agora, depois dessa sua resenha, quero parar tudo o que eu estou fazendo para lê-lo! Não sabia que era possível eu ter mais vontade do que a que eu já tinha! Estou C-H-O-C-A-D-A! Parabéns pelo post e, principalmente, pelo blog (que é lido!).
    Beijos!

    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Hellen tudo bem?
    Fiquei fascinada com a sua resenha e confesso que esse livro ja´está na minha listinha de desejados. Gostei de saber suas impressões mas o que me deixou preocupada foi o fato de serem muitos narradores. Acho legal que cada um expresse seu ponto de vista e tal, mas é uma ideia arriscada que as vezes acaba não dando certo, como por exemplo o livro Tão Mais Bonita. Mas que bom que com essa obra não teve esse fim e agora eu fiquei super curiosa com o grand finale! Não acredito que só vou descobrir na última linha da última página menina kkkk
    Amei as fotos também e adorei os quotes. Conseguiu me deixar com mais expectativa do que eu já estava!

    beijinhos!
    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Fico feliz que você tenha ficado presa pela leitura, eu preciso de livros que me prendam na história também e estou muito curiosa pra saber mais sobre esta obra. Obrigada pela resenha, me ajudou a decidir! Vou dar uma chance pra este livro.Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: instagram.com/blogliterarte/

    ResponderExcluir
  14. Oiii, tudo bem?
    Menina, essa capa é linda!
    E a premissa me pareceu atrativa, também amo Thrillers e esse vai pra minha lista. Fiquei curiosa pra saber o que acontece no final. Me dá agonia quando o autor nos impressiona assim, é como se nos jogasse uma bomba e dissesse: "se vira!", kkkk, e parece que foi isso o que Paula fez com esse final.

    P.S. Que fotos lindaaaaaas <3
    Beijos,
    EU SOU UM POUCO DE CADA LIVRO QUE LI

    ResponderExcluir