Resenha: A Casa do Lago - Kate Morton

25.7.17 Unknown 27 Comentários




Livro: A Casa do Lago
Autora: Kate Morton
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 464
Gênero: Romance
Ano da edição: 2017

Sinopse: A casa da família Edevane está pronta para a aguardada festa do solstício de 1933. Alice, uma jovem e promissora escritora, tem ainda mais motivos para comemorar: ela não só criou um desfecho surpreendente para seu primeiro livro como está secretamente apaixonada. Porém, à meia-noite, enquanto os fogos de artifício iluminam o céu, os Edevanes sofrem uma perda devastadora que os leva a deixar a mansão para sempre.
Setenta anos depois, após um caso problemático, a detetive Sadie Sparrow é obrigada a tirar uma licença e se retira para o chalé do avô na Cornualha. Certo dia, ela se depara com uma casa abandonada rodeada por um bosque e descobre a história de um bebê que desapareceu sem deixar rastros.
A investigação fará com que seu caminho se encontre com o de uma famosa escritora policial. Já uma senhora, Alice Edevane trama a vida de forma tão perfeita quanto seus livros, até que a detetive surge para fazer perguntas sobre o seu passado, procurando desencavar uma complexa rede de segredos de que Alice sempre tentou fugir.
Em A casa do lago, Kate Morton guia o leitor pelos meandros da memória e da dissimulação, não o deixando entrever nem por um momento o desenlace desta história encantadora e melancólica.

Resenha

 Ah, logo que vi a capa desse livro foi amor à primeira vista! Mal sabia quão intensa e grandiosa seria essa obra. Em A Casa do Lago, Kate Morton escreve com maestria os mistérios e segredos da família Edevane, e faz com que o leitor repense diversas vezes sobre suas opiniões e descobertas feitas ao longo da narrativa. São nas páginas finais que as surpresas e revelações superaram minhas expectativas e me encheram de emoção, pois eu não consegui imaginar um desfecho mais perfeito. Simplesmente amei! 


 Tudo começa no ano de 1933, na pequena cidade de Cornualha. A família Edevane está reunida na sua grande propriedade chamada Loeanneth (traduzindo = casa do lago), enquanto todos se preparam para a tradicional festa do solstício. Além disso, existe mais um grande acontecimento para tal dia: A pequena Alice (a segunda dos quatro filhos do casal Edevane), finalmente conseguiu terminar o seu primeiro livro. Tinha tudo para ser uma noite inesquecível, e acabou sendo, entretanto, de uma forma trágica.

 Após o sumiço do bebê Theo, todos os membros da família Edevane passaram a enfrentar os piores pesadelos de suas vidas. Eleonor e Anthony não fazem a menor ideia do que acontecera com o filho mais novo, e tentam a todo custo solucionar tal mistério, ao passo em que procuram proteger as outras filhas: Deborah, Alice e Clemmie. Dentre as três meninas, Alice é a mais misteriosa: com sua mente cercada de ideias e fantasias, ela tem como companhia um pequeno diário, no qual esboça diversas histórias que ajudam na composição do seu primeiro livro, e além disso, mantém uma paixão secreta por Ben, um funcionário que cuida dos jardins de Loeanneth.

"Ela era escritora. Entendia as pessoas; conhecia a vulnerabilidade quando a via."

 Depois de um longo período sem receber qualquer informação que levasse ao paradeiro de Theo, a família Edevane resolve se mudar para Londres, a fim de reiniciar uma nova vida. Neste momento, a narrativa avança alguns anos, parando na casa de 2003. Agora vamos conhecer Sadie, uma jovem detetive que precisou ser afastada de suas atividades policiais após vazar informações secretas sobre um caso que estava sob investigação. Ela acaba se hospedando na casa de seu avô Bertie, o qual havia se mudado recentemente para Cornualha.

 Sem contar os verdadeiros motivos que levaram a tal visita inesperada, Sadie tem a oportunidade de se reaproximar do avô depois de um longo período em que estavam afastados, ao passo em que o mesmo tenta prosseguir sua vida sem a presença da falecida esposa Ruth. Os dois passam a relembrar fatos passados, e alguns deles acabam atormentando a policial.

"Por capricho da geografia, as pessoas não chegavam inesperadamente a Loeanneth."

 Enquanto corria por um bosque acompanhada dos dois cachorros de Bertie, Sadie se depara com uma mansão abandonada, e mais tarde, descobre que se trata de Loeanneth. Quando fica sabendo de tudo o que acontecera ali, acaba se interessando pelo caso não resolvido de Theo, e assim começa a investigar tudo sobre o que já fora arquivado por mais de setenta anos. 

 A narrativa se alterna entre o passado e o presente, desde o dia em que Eleonor conheceu Anthony até o momento presente em que Alice, agora já uma senhora, se tornou uma figura reconhecida e prestigiada. Com novo endereço em Londres, a famosa escritora guarda vários segredos sobre a noite do desaparecimento do seu irmão caçula, e por isso, vive atormentada. Quando seu secretário e braço direito Peter lhe entrega uma carta enviada por Sadie pedindo informações sobre a sobre o caso de Theo, Alice relembra tudo o que mais queria esquecer. 

"Embora não houvesse como escapar do fato de que havia tristeza no passado, o futuro ainda era seu - era deles - e tinham que aproveitar."

  Com um enredo de tirar o fôlego, vamos acompanhar Sadie na busca incansável por respostas para o misterioso episódio que se passou em Loeanneth, ao passo em que ela vai enfrentar resistência por parte de Alice, e ainda, fatos do seu passado e o curioso caso Bailey no qual trabalhava (e pelo qual foi afastada), tornam vir à tona. 


 Com uma escrita impecável e detalhes minuciosos, Kate me surpreendeu bastante. Essa foi uma leitura que a princípio pareceu lenta devido a riqueza de informações, mas ao passo em que peguei o ritmo da mesma, não consegui parar de ler, estava ansiosa para conhecer o desfecho, e quando esse chegou, aaah, fiquei sem palavras. Já quero mais livros dessa autora!

 Gostaria de ressaltar que a Editora Arqueiro caprichou nesta obra, desde a capa até a revisão, pois não encontrei um mero defeito, pelo contrário, tudo estava em perfeita ordem, fazendo com que a leitura fluísse bem. 


Classificação:

Onde comprar





Veja também:

27 comentários:

  1. A coisa que mais me chamou atenção foi essa capa, mas como já diziam, "nunca julgue um livro pela capa", parece envolver muito mistério e até um pouco de drama, adorei a resenha, conseguiu me deixar curiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, eu também fui logo atraída pela capa, e quando conheci a história, fui fisgada totalmente.

      Beijos!

      Excluir
  2. Uau!!! Favoritou!!
    Eu já estava doida por esse livro, agora fiquei mais ainda. Eu curto muito o gênero e esse me chamou a atenção já pela capa que está linda!
    A trama parece ser muito cheia de mistérios e isso é bem minha cara. Estou muito curiosa pra ler!!
    Sua resenha ficou ótima!!!

    bjs

    http://www.condutaliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, favoritei! rsrsr...

      Sabe, o inicio foi meio lento, mas logo depois que peguei o ritmo da leitura, foi impossível parar de ler. Super recomendo!

      Beijos!

      Excluir
  3. Olá, esse livro tem uma capa linda e eu quero muito ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de lindo, tem um conteúdo excelente!

      Beijos!

      Excluir
  4. Olá Hellen,
    Eu to supeeer apaixonada nessa capa e nessa diagramação, ficou linda!
    E a história parece ser muito misteriosa também, não conhecia nada sobre a autora e agora fiquei curiosa.
    Apesar de não ser muito fã quando a riqueza de detalhes parece deixar a leitura lenta, mas pelo visto vale a pena mesmo assim

    Beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não acho legal quando a narrativa dá muitas voltas, por isso que achei esse livro meio lento no início. Entretanto, ao passo que a história se desenrola, o leitor não consegue mais parar de ler até conhecer o grand finale.

      Beijos!

      Excluir
  5. Ei Hellen.
    Passei só o olho porque eu estou lendo ele agora, na página 50, e não gosto
    muito de saber sobre o livro antes de ler.
    Mas bom saber que o desfecho surpreende. Tô bem no começo ainda, não sei o que pensar.

    Suas fotos estão LINDAAAAAAAAAS!!
    Amei mesmo!!

    Quando eu terminar volto pra falar o que achei!

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Anne! :D

      Fico feliz que você esteja lendo esse livro, e super entendo o fato de você só passar o olho na minha resenha (cá entre nós, também prefiro manter o suspense). Espero saber sua opinião sobre ele, viu?

      Forte Abraço!

      Excluir
  6. Oi Hellen! Eu estou de olho nesse livro a algum tempo! Gosto muito desse suspense onde precisamos juntar as peças. Normalmente eu erro, mas ok, hahaha
    A narrativa alternada apesar de algumas pessoas acharem confusa, eu gosto bastante, nos coloca mais na história né.
    Fotos lindas! Parabéns!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu errei várias vezes quando tentei juntar as pistas que a autora indicava. Kate Morton escreveu um livro surpreendente, eu fiquei muito chocada quando conheci o desfecho. Espero que você possa conhecer essa obra também!

      Beijos!

      Excluir
  7. Ei, Hellen! Tudo bem?

    Menina, eu terminei o livro há umas duas semanas e ainda estou tentando absorver todas as informações do livro. Ele é realmente cheio de detalhes e com várias informações que são tão importantes e às vezes eu achei que não fossem tão cruciais assim. Eu me apaixonei pela escrita da autora e pelo livro, leria novamente COM CERTEZA! Fiquei então empolgada que queria sair por aí comentando sobre a história com todo mundo haha Amei sua resenha, está super descritiva e fala super bem sobre a obra. Suas fotos também não ficaram para trás, elas estão uma graça e eu A-M-E-I a foto do capítulo 1. Parabéns! Tudo lindo <3

    Beijos!
    Obs.: Quero seus marshmallows haha

    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, eu também fiquei muuuuito empolgada, sério, queria sair por aí falando para as pessoas sobre o que eu senti quando terminei esse livro. Que bom que você gostou da obra também!

      Forte abraço!

      Excluir
  8. Olá, Hellen!

    Adorei a sua resenha, acho que já havia lido alguma sobre esse livro e ele parece interessante, amo livros com mistérios e a edição parece fabulosa mesmo! Não poderia esperar menos da Arqueiro. E que fotos maravilhosas!!!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Arqueiro sempre arrasando, não é mesmo? Livro excelente esse, super recomendo!

      Beijos!

      Excluir
  9. Oi, Hellen!
    Meninaaa, quero esse livro pra ontem! Além da capa maravilhosa, a história parece bem instigante e cheia de mistérios. Amo livros que nos conduzem e no final nos surpreendem. Também não conhecia a autora, mas com certeza agora quero conhecer. Parabéns pela resenha e pelas fotos, ficaram tão lindas! ❤
    Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de ler esse livro, eu virei fã da Kate Morton, inclusive, já fui atrás de outras obras dela. Super recomendo para você essa leitura!

      Beijos!

      Excluir
  10. É um livro incrível, você precisa conhecer!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Esse livro.... Faz tempo que vejo eçe por instagrans, mas nunca tinha lido uma resenha... E a sua me encantou, mas acho que não leri esse livro por ser um gênero que não curto muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta dar uma chance para essa obra, quem sabe você não acaba gostando?

      Excluir
  12. Olá, Hellen!! tudo bom? :)
    Pra começar, amei a foto, arrasou! E sobre a história: parece ser INCRÍVEL! Essa menina que escreveu um livro e tem uma mente fantasiosa, é bem interessante... gostaria de saber mais sobre ela. O mistério sobre o bebê também! Parece ser aqueles livros que nos prendem do começo ao fim. Parabéns pela resenha, me deixou ainda mais curiosa!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: https://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Yasmin! Esse livro tem uma história viciante, e tenho a certeza de que você não vai conseguir parar de ler!

      Beijos!

      Excluir
  13. Nossa Hellen, eu realmente fiquei encantada com sua resenha. Não tinha visto nada sobre a autora mas agora estou muitooooo curiosa. Parabens!!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, estou me segurando para não ler esse livro. Achei a sinopse maravilhosa e sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, por que não quer ler esse livro? É uma leitura extraordinária, super recomendo!

      Beijos!

      Excluir