Resenha: Dumplin' - Julie Murphy

19.8.17 Unknown 18 Comentários



Livro: Dumplin' 
Autora: Julie Murphy
Editora: Valentina
Número de Páginas: 336
Gênero: Romance
Ano da edição: 2017

Sinopse: Especialmente para os fãs de John Green e Rainbow Rowell, apresentamos uma destemida heroína e sua inesquecível história sobre empoderamento feminino, bullying, relação mãe e filha, e a busca da autoaceitação. 
Sob um céu estrelado e ao som de Dolly Parton, questões como o primeiro beijo, a melhor amiga, a perda de alguém que amamos demais e “estou acima do peso e ninguém tem nada com isso” fazem de Dumplin’ um sucesso que mexerá com o seu coração. Para sempre. 
Gorda assumida, Willowdean Dickson (apelidada de Dumplin’ pela mãe, uma ex-miss) convive bem com o próprio corpo. Na companhia da melhor amiga, Ellen, uma beldade tipicamente americana, as coisas sempre deram certo... até Will arrumar um emprego numa lanchonete de fast-food. Lá, ela conhece Bo, o Garoto da Escola Particular... e ele é tudo de bom. Will não fica surpresa quando se sente atraída por Bo. Mas leva um tremendo susto quando descobre que a atração é recíproca. Ao contrário do que se imaginava – a relação com Bo aumentaria ainda mais a sua autoestima –, Will começa a duvidar de si mesma e temer a reação dos colegas da escola. 
É então que decide recuperar a autoconfiança fazendo a coisa mais surreal que consegue imaginar: inscreve-se no Concurso Miss Jovem Flor do Texas – junto com três amigas totalmente fora do padrão –, para mostrar ao mundo que merece pisar naquele palco tanto quanto qualquer magricela.

Resenha

 Dumplin' é uma história divertida, e ao mesmo tempo, inspiradora. Nessa obra, vamos ter uma protagonista "fora dos padrões", e é através desse diferencial que o livro busca transmitir uma mensagem profunda para as pessoas de todas as idades. Julie Murphy aborda com maestria questões relacionadas ao amor próprio, aceitação e autoconhecimento, e por isso, considero Dumplin' uma das minhas melhores leituras desse ano.


 Willowdean Dickson, ou simplesmente Dumplin' (apelido que sua mãe lhe deu por conta do seu significado lembrar um salgado semelhante a uma coxinha), é uma garota de 18 anos que passou a vida inteira convivendo com o sobrepeso, e mesmo estando fora dos padrões de beleza, ela é uma jovem feliz e determinada. Will mora no estado do Texas, em uma cidade chamada Clover City, conhecida pelo seu anual concurso de beleza intitulado "Miss Jovem Flor do Texas", no qual sua mãe trabalha na organização desde o tempo em que venceu como miss.

"Quando a gente gosta muito de alguém tem que aceitar os defeitos da pessoa. Fazer sacrifícios pelo seu bem-estar emocional."
 Com a recente perda de sua Tia Lucy, vítima de um infarto (provavelmente ocasionado pela obesidade), Dumplin' tem vivido o luto em comunhão com a mãe, com a qual tem uma relação conturbada em virtude da mesma insistir que a filha terá o mesmo fim que a falecida irmã, por conta do seu peso elevado. Apesar disso, Will encontra consolo ao lado de sua grande amiga Ellen, ou apenas El, uma jovem que chama atenção não somente pela beleza, mas como também, pela sua simpatia. As duas compartilham segredos e paixões, ao passo em que nutrem uma grande admiração pela cantora Dolly Parton. 


 Durante o período da manhã, Will frequenta a escola, e lá acaba presenciando algumas situações de bullying, não somente contra si própria, mas como também, com outras pessoas próximas, e mesmo diante disso, a garota não se abala com os comentários negativos, pois ela se sente confortável no próprio corpo. Quando termina as aulas, Will segue para o Harpy's Burguers & Dogs, lanchonete na qual trabalha, e é lá que ela encontra Bo, seu colega de trabalho, um jovem que chama bastante a atenção das garotas. Will mantém uma paixão secreta por Bo, pois tem receio de se relacionar com uma pessoa com uma aparência totalmente oposta a sua, e é a partir daí que sua autoconfiança é colocada em cheque.

"Fazer bem uma coisa não significa que se tenha a obrigação de fazê-la. Só porque é fácil não quer dizer que seja certo."
 Após remexer nos pertences de sua falecida tia, Will descobre alguns segredos que Lucy jamais confessara, e um em especial acaba fazendo com que ela tome uma importante decisão: participar do Miss Jovem Flor do Texas. Essa é a forma que a jovem encontra para comprovar que ninguém precisa estar de bem com a balança para ser aceita e amada, e tal atitude acaba incentivando outras garotas consideradas "fora dos padrões de beleza" a participarem do concurso também.

"Lealdade é... Lealdade é dar uma força para quem precisa. É abnegação. É ficar do lado de alguém mesmo quando não se quer."
 Não vai ser nada fácil cumprir essa tarefa, pois diversos obstáculos se sobrepõe ao longo do caminho, bem como ganhos e perdas. 


 Eu não sei como descrever o quanto amei esse livro, pois a leitura foi uma agradável surpresa, algo que superou minhas expectativas. Creio que essa obra vai além da discussão sobre autoaceitação em virtude do seu peso, pois ela demonstra que não são somente os fatores físicos que podem influenciar na qualidade de vida das pessoas, mas como também, os fatores psicológicos, sim, pois quando nós não somos capazes de lidar com o corpo que temos, com a vida que levamos, com as escolhas que fazemos, e com as pessoas com as quais nos relacionamos, automaticamente o nosso emocional é abalado, e a partir disso, qualquer opinião alheia acaba por interferir no nosso dia-a-dia. 

 Virei fã da Julie Murphy, primeiro porque amei a sua escrita, e também, pela forma como ela construiu os personagens, fazendo com que os mesmos chegassem próximo ao que temos na realidade. Gostaria de que houvesse uma continuação desse livro, e também, novas obras da autora. 

 A Editora Valentina caprichou em tudo, pois a edição brasileira está maravilhosa, desde a capa, até a revisão e diagramação, tudo impecável, o que facilitou a compreensão da leitura. Super recomendo!

Classificação:


Onde comprar





Veja também:

18 comentários:

  1. Não conhecia esse livro, mas pela sua resenha, gostei da história e com certeza leria. Vou ver se acho ele pra poder ler em alguma biblioteca, mais pra frente.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você possa conhecer essa obra, e também, que goste da leitura, assim como eu gostei!

      Beijos

      Excluir
  2. O livro é simplesmente maravilhoso pois já que o livro traz uma mensagem profunda para todas as idades. A leitura em geral é ótima, tenho lido algumas resenhas sobre o livro com muitos elogios do livro. O livro aborda um tema interessante, gostei muito da premissa, a resenha está maravilhosa gostei muito do livro, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma obra encantadora, vale muito a pena ler!

      Beijos

      Excluir
  3. Olá
    Já tinha visto a capa do livro, mas não conhecia a história, achei muito interessante, assim como a capa. Sua resenha está linda.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo!

      Esse livro é maravilhoso desde a capa até o conteúdo. Fico feliz que tenha apreciado a minha resenha! ^^

      Beijos

      Excluir
  4. Gostei do nome Dumplin e o farto da menina ser fora dos padrões (acho que isso não deveria ser assim, padrão do que???)
    A personagem é super forte e bem escrita, e ter questões de bullying na história é diferente.
    Gostaria de ler, acredito se ruma leitura sensacional ♥
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana!

      Quando falo "fora dos padrões", me refiro a dois fatores: 1°- na grande maioria dos livros, a história apresenta um/uma protagonista com uma aparência bastante chamativa; 2°- Dumplin' vem para quebrar esses "padrões" impostos pela sociedade atual, que supervaloriza a capa e se esquece do conteúdo.
      Essa obra é maravilhosa, pois aborda assuntos que vão além do tema obesidade. Trata da autoconfiança, da determinação, de recomeços, enfim, trás um aprendizado bem valioso. Super indico!

      Beijos

      Excluir
  5. Adorei saber que este livro é bom. Amei sua resenha e as fotos estão maravilhosas. é bom ver livros com personagens que fogem dos padrões.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dumplin' é um amor de livro! Leia ele, tenho certeza de que você vai amar! ^^

      Beijos

      Excluir
  6. Olá!

    Já li uma resenha desse livro e gostei bastante. Estou procurando livros diferentes para ler, ainda mais assim que tenta quebrar preconceitos. Estou a procura dele aqui na minha cidade, não vou aguentar esperar se comprar online (risos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicoli!

      Leia sim esse livro, ele é um amorzinho, tenho certeza de que vais gostar!

      Abraços

      Excluir
  7. Que legal, ainda não conhecia, amei as fotos!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Obrigada pela visita!

      Abraços

      Excluir
  8. Adorei saber mais sobre esse livro, vou incluir nas minhas leituras. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  9. Que bacana essa história, parece ser um livro bem diferente mesmo, não somente pelo conteúdo, mas como também, pela mensagem que ele acaba transmitindo. Super quero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro bem legal, li e adorei a história, queria continuação!

      Excluir